Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reportagem Canal Futura

Por conta do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar ao qual estamos concorrendo, no dia 20 de outubro de 2010 recebemos em nossa escola repórteres do Canal Futura.

Sala de Informática com alunos da 6ª série

Aula de Jogos Matemáticos

Apresentação de alunas com o tema Oktoberfest

Fabricação de Sabão

Entrevistas com pais de alunos

Aula do Lego

Distribuição de mudas na Praça da Prefeitura - Projeto Educação Ambiental

Entrevistando alunos

Apresentação de Capoeira

Apresentação de dança com alunas da 7ª série

Entrevistas com professores - Projeto Telejornal da Escola

Neste dia, a Escola Júlia Lopes mostrou todos os projetos e atividades desenvolvidas durante os anos de 2009 e 2010.

A reportagem será exibida no Canal Futura dia 08 de novembro de 2010 durante a cerimônia de premiação do "Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar", onde conheceremos o grande vencedor da etapa nacional.
Na semana anterior a este dia, as reportagens das seis escolas finalistas também serão exibidas durante o jornal do Futura à noite.

Estamos na torcida para ganhar este prêmio a nível nacional!

Porém só o fato de chegarmos entre as seis melhores escolas do país já somos campeões!!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Feira de Prevenção de Acidentes e Qualidade de Vida – Projeto Unimed Vida

Na sexta-feira (dia 08/10) nossa escola realizou nossa III Feira de Prevenção de Acidentes e Qualidade de Vida do Projeto Unimed Vida (em parceria com a Unimed Blumenau).



Este projeto visa prevenir os acidentes ocorridos no espaço escolar e também buscar a qualidade de vida, subdividida nos seguintes temas: alimentação, atividade física, lazer, desenvolvimento sustentável, tabagismo e sexualidade.

Num primeiro momento, tivemos a abertura da Feira, com apresentações de nossos alunos que montaram um CD com paródias referentes a prevenção de acidentes.

Hora do Hino Nacional 

Apresentação da 1ª série - "Fui estudar numa escolinha"

Apresentação da 2ªsérie - "Cuidado com acidentes"


3ª série cantando "Atirei pedra no carro"

Turma da 4ª série A cantando o rap "Aluna muito educada"

4ª série B cantando "Pense na fumaça" - tema Tabagismo

Alunos da 7ª série dançando

Nossos convidados especiais:
(da esquerda para direita: Leonida (Gered), Diretor Adijanes, Flávia (Unimed),
Miguel (Unimed), Drª Marisa (Unimed) e Simone Malheiros (GERED).

A Feira







Cd da Prevenção de Acidentes

 
Lazer

Plano de Fuga


Desenvolvimento Sustentável

Tabagismo

Dia Sem carro - Bicicleta Reciclada


Sexualidade

Alimentação

Alunos da Comissão de Saúde que ajudaram a fazer a Feira

 Presença dos pais na visitação da Feira

sábado, 16 de outubro de 2010

Blog Telejornal da Escola

Confiram o blog do Telejornal da Escola que está cheio de novidades:


http://www.telejornaldaescola.blogspot.com/

Feliz Dia dos Professores!!!

Mensagem aos Professores da EEB Júlia Lopes de Almeida e aos demais profissionais da educação:


Professores da Escola em confraternização pela passagem de seu dia.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

História da EEB Júlia Lopes de Almeida





A EEB. Júlia Lopes de Almeida iniciou suas atividades no ano de 1957 embora com outra denominação.


Entre 1966 e 1969 abrigou a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).


No ano de 2001, iniciou o atendimento de tempo integral, passando a oferecer atendimento reestruturado à comunidade de 1ª até a 8ª série do Ensino Fundamental com o objetivo de oferecer oportunidades de aprendizagens onde o tempo de permanência na escola seja compatível para a apropriação de conceitos essenciais, ou seja, de conhecimentos relevantes para a formação humana, visto que um tempo maior de aula é mais proveitoso, sobretudo para quem vem de famílias de baixa renda, tal como os alunos que freqüentam a escola.

Atualmente a escola conta com aproximadamente 240 alunos, oferecendo um currículo que além das disciplinas tradicionais, oferece as seguintes disciplinas especiais: dança, cultura e movimento, jogos matemáticos, artes plásticas, artes cênicas, filosofia, história local, turismo, iniciação à pesquisa, literatura, língua inglesa, língua espanhola e educação tecnológica com enfoque em linguagens múltiplas que abarcam meios que vão do trabalho artesanal aos recursos tecnológicos.

Face ao trabalho pedagógico desenvolvido na E.E.B. Júlia Lopes de Almeida, este a diferencia pela sua capacidade de construir e consolidar uma educação com qualidade diferenciada, cuja gestão é compartilhada, com o intuito de consolidar a inclusão social, questão que vem sendo discutida incessantemente no processo de reestruturação do PPP.

Com base na concepção de sociedade/educação e ser humano, a escola organiza a aprendizagem dos alunos, buscando fundamento na teoria da Atividade de Aprendizagem.

Nesta perspectiva, um dos benefícios compatível com o objetivo da EPI (Escola Pública Integrada) da EEB Júlia Lopes de Almeida, é obter uma maior qualidade de ensino em consonância com a garantia de acesso e permanência de seus alunos, possibilitado também pelo que é oferecido aos alunos através do Serviço de Merenda Escolar, ou seja, três refeições diárias. Além do objetivo de suprir as necessidades alimentares, têm-se também o intuito da formação de hábitos alimentares saudáveis, através de refeições que supram as necessidades nutricionais dos alunos.

A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na unidade escolar possibilita a melhoria do ensino, uma vez que interfere positivamente na prática docente e nos processos de aprendizagem, considerando que o aluno faz uso cotidiano do computador nas disciplinas curriculares e extracurriculares. Por meio da Internet, completa seus estudos, servindo de incentivo à pesquisa e à investigação, possibilitando assim, o conhecimento de outras realidades, experiências, culturas locais e corporativas, dando ênfase ao trabalho em equipe.

A Escola Básica Júlia Lopes de Almeida visa desenvolver um processo pedagógico que se caracteriza como uma proposta nitidamente sócio interacionista, que enfatiza a atividade do aluno no processo de inclusão, seja tecnológica, social ou econômica. O conhecimento, o qual se espera que o aluno tenha se apropriado, deve constituir a base para uma ação transformadora.

Neste momento, a escola ainda está sendo submetida a alguns ajustes, passando por mudanças significativas, buscando se encontrar por meio dos acertos e dos erros.

Um dos fatores que ainda limita o trabalho da escola é a falta de infra-estrutura adequada, pois ainda falta espaço físico para organizar uma sala de vídeo, laboratório, além de outras salas ambiente. Desta forma é visto que melhorando a infra-estrutura seja possível adequar melhor os espaços escolares à aprendizagem do aluno.

No segundo semestre de 2008 foi dado início a uma reforma na escola a fim de melhorar o refeitório e algumas salas de aula. Entretanto frente à tragédia que se abateu sobre nossa cidade neste mesmo ano, a E.E.B. Júlia Lopes de Almeida, sendo abrigo oficial da Defesa Civil, prestou auxílio às vítimas da enchente, as quais ocuparam a escola por três meses. Devido ao longo tempo de ocupação, a escola foi depredada, o que prejudicou ainda mais a estrutura física da escola e suspendeu a reforma.

Entretanto, a equipe de professores, funcionários e APP, com ajuda da gestão escolar, reergueram a escola que, aos poucos, foi ficando de cara nova (nova pintura, cortinas, móveis novos – com ajuda da SDR).

Em 2009 a escola recebeu dois grandes prêmios a nível nacional, sendo Prêmio Educadores Inovadores (oferecido pela Microsoft) e Prêmio Professores do Brasil (oferecido pelo MEC) com o Projeto Telejornal da Escola, feito pela Professora Tatiana Basso.

Através deste projeto e de outros que a escola desenvolve (Meio Ambiente, Projeto Unimed Vida, LEGO Educacional, entre outros), eventos e concursos (dia das mães; Festa Junina; Rei e Rainha; Feira de Matemática e Ciências; DNA; Olimpíadas de Português, Matemática e Física; PROERD), no ano de 2010 a escola ganha a nível estadual o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. 

Agora nossa escola está entre as seis melhores escolas do país, concorrendo ao primeiro lugar a nível nacional. (Confira no site: http://www.consed.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=27755 )


E é nesta perspectiva que a E. E. B. Júlia Lopes de Almeida gradativamente coloca-se como espaço social de tempo integral, resgatando seu compromisso fundamental que é o de formar pessoas para o exercício da cidadania.