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terça-feira, 12 de outubro de 2010

História da EEB Júlia Lopes de Almeida





A EEB. Júlia Lopes de Almeida iniciou suas atividades no ano de 1957 embora com outra denominação.


Entre 1966 e 1969 abrigou a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).


No ano de 2001, iniciou o atendimento de tempo integral, passando a oferecer atendimento reestruturado à comunidade de 1ª até a 8ª série do Ensino Fundamental com o objetivo de oferecer oportunidades de aprendizagens onde o tempo de permanência na escola seja compatível para a apropriação de conceitos essenciais, ou seja, de conhecimentos relevantes para a formação humana, visto que um tempo maior de aula é mais proveitoso, sobretudo para quem vem de famílias de baixa renda, tal como os alunos que freqüentam a escola.

Atualmente a escola conta com aproximadamente 240 alunos, oferecendo um currículo que além das disciplinas tradicionais, oferece as seguintes disciplinas especiais: dança, cultura e movimento, jogos matemáticos, artes plásticas, artes cênicas, filosofia, história local, turismo, iniciação à pesquisa, literatura, língua inglesa, língua espanhola e educação tecnológica com enfoque em linguagens múltiplas que abarcam meios que vão do trabalho artesanal aos recursos tecnológicos.

Face ao trabalho pedagógico desenvolvido na E.E.B. Júlia Lopes de Almeida, este a diferencia pela sua capacidade de construir e consolidar uma educação com qualidade diferenciada, cuja gestão é compartilhada, com o intuito de consolidar a inclusão social, questão que vem sendo discutida incessantemente no processo de reestruturação do PPP.

Com base na concepção de sociedade/educação e ser humano, a escola organiza a aprendizagem dos alunos, buscando fundamento na teoria da Atividade de Aprendizagem.

Nesta perspectiva, um dos benefícios compatível com o objetivo da EPI (Escola Pública Integrada) da EEB Júlia Lopes de Almeida, é obter uma maior qualidade de ensino em consonância com a garantia de acesso e permanência de seus alunos, possibilitado também pelo que é oferecido aos alunos através do Serviço de Merenda Escolar, ou seja, três refeições diárias. Além do objetivo de suprir as necessidades alimentares, têm-se também o intuito da formação de hábitos alimentares saudáveis, através de refeições que supram as necessidades nutricionais dos alunos.

A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na unidade escolar possibilita a melhoria do ensino, uma vez que interfere positivamente na prática docente e nos processos de aprendizagem, considerando que o aluno faz uso cotidiano do computador nas disciplinas curriculares e extracurriculares. Por meio da Internet, completa seus estudos, servindo de incentivo à pesquisa e à investigação, possibilitando assim, o conhecimento de outras realidades, experiências, culturas locais e corporativas, dando ênfase ao trabalho em equipe.

A Escola Básica Júlia Lopes de Almeida visa desenvolver um processo pedagógico que se caracteriza como uma proposta nitidamente sócio interacionista, que enfatiza a atividade do aluno no processo de inclusão, seja tecnológica, social ou econômica. O conhecimento, o qual se espera que o aluno tenha se apropriado, deve constituir a base para uma ação transformadora.

Neste momento, a escola ainda está sendo submetida a alguns ajustes, passando por mudanças significativas, buscando se encontrar por meio dos acertos e dos erros.

Um dos fatores que ainda limita o trabalho da escola é a falta de infra-estrutura adequada, pois ainda falta espaço físico para organizar uma sala de vídeo, laboratório, além de outras salas ambiente. Desta forma é visto que melhorando a infra-estrutura seja possível adequar melhor os espaços escolares à aprendizagem do aluno.

No segundo semestre de 2008 foi dado início a uma reforma na escola a fim de melhorar o refeitório e algumas salas de aula. Entretanto frente à tragédia que se abateu sobre nossa cidade neste mesmo ano, a E.E.B. Júlia Lopes de Almeida, sendo abrigo oficial da Defesa Civil, prestou auxílio às vítimas da enchente, as quais ocuparam a escola por três meses. Devido ao longo tempo de ocupação, a escola foi depredada, o que prejudicou ainda mais a estrutura física da escola e suspendeu a reforma.

Entretanto, a equipe de professores, funcionários e APP, com ajuda da gestão escolar, reergueram a escola que, aos poucos, foi ficando de cara nova (nova pintura, cortinas, móveis novos – com ajuda da SDR).

Em 2009 a escola recebeu dois grandes prêmios a nível nacional, sendo Prêmio Educadores Inovadores (oferecido pela Microsoft) e Prêmio Professores do Brasil (oferecido pelo MEC) com o Projeto Telejornal da Escola, feito pela Professora Tatiana Basso.

Através deste projeto e de outros que a escola desenvolve (Meio Ambiente, Projeto Unimed Vida, LEGO Educacional, entre outros), eventos e concursos (dia das mães; Festa Junina; Rei e Rainha; Feira de Matemática e Ciências; DNA; Olimpíadas de Português, Matemática e Física; PROERD), no ano de 2010 a escola ganha a nível estadual o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. 

Agora nossa escola está entre as seis melhores escolas do país, concorrendo ao primeiro lugar a nível nacional. (Confira no site: http://www.consed.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=27755 )


E é nesta perspectiva que a E. E. B. Júlia Lopes de Almeida gradativamente coloca-se como espaço social de tempo integral, resgatando seu compromisso fundamental que é o de formar pessoas para o exercício da cidadania.





Um comentário:

  1. Maravilhosa a história da escola, PARABÉNS a todos os envolvidos. Abraços, Andréia Zunino e família.

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